SALA DE RECURSOS
Resolvi criar esse blog para falar um pouco sobre a sala de recursos multifuncional, esclarecendo possíveis duvidas sobre o publico atendido e a função dos profissionais que atuam nessa modalidade educacional.
O AEE (Atendimento Educacional Especializado) complementa ou suplementa a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Seu público-alvo são alunos com deficiência, aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento, aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Alunos com altas habilidades/superdotado, aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano.
Para atuação nesta modalidade educacional, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.
O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.
Para que tenhamos Atendimento Educacional Especializado se faz necessário a matricula de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotado nas classes comuns do ensino regular, o AEE tem como função de complementar ou suplementar a formação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, disponibilizando a esse estudante, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Esse atendimento e fundamentado especificamente pela resolução nº. 4 de 02 de outubro de 2009. Que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
Para pessoas interessados em atuar na sala de recurso, primeiro é preciso ter formação acadêmica em licenciatura, depois ter formação na área de Atendimento Educacional Especializado, ou ainda, devido a falta de profissionais com essa formação, realizar o curso exercendo a função de professor de sala de recursos.
Geralmente o curso é oferecido pela EAPE, ou você pode fazer em uma outra instituição. Até dia 10/06/2011 você pode se inscrever nesse curso ou em outros curso na área de educação especial na Plataforma Freire. Importante: Quem realiza a inscrição é o diretor da instituição educacional que o professor trabalha.
Para se inscrever o professor confirma a indicação: cadastrar e preencher o currículo.
O endereço é: http://freire.,ec.gov.br/.
Parabéns!!!
ResponderExcluirEstá excelente!!!