SALA DE RECURSOS
Resolvi criar esse blog para falar um pouco sobre a sala de recursos multifuncional, esclarecendo possíveis duvidas sobre o publico atendido e a função dos profissionais que atuam nessa modalidade educacional.
O AEE (Atendimento Educacional Especializado) complementa ou suplementa a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Seu público-alvo são alunos com deficiência, aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento, aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Alunos com altas habilidades/superdotado, aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano.
Para atuação nesta modalidade educacional, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.
O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.
Para que tenhamos Atendimento Educacional Especializado se faz necessário a matricula de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotado nas classes comuns do ensino regular, o AEE tem como função de complementar ou suplementar a formação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais, disponibilizando a esse estudante, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Esse atendimento e fundamentado especificamente pela resolução nº. 4 de 02 de outubro de 2009. Que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
Para pessoas interessados em atuar na sala de recurso, primeiro é preciso ter formação acadêmica em licenciatura, depois ter formação na área de Atendimento Educacional Especializado, ou ainda, devido a falta de profissionais com essa formação, realizar o curso exercendo a função de professor de sala de recursos.
Geralmente o curso é oferecido pela EAPE, ou você pode fazer em uma outra instituição. Até dia 10/06/2011 você pode se inscrever nesse curso ou em outros curso na área de educação especial na Plataforma Freire. Importante: Quem realiza a inscrição é o diretor da instituição educacional que o professor trabalha.
Para se inscrever o professor confirma a indicação: cadastrar e preencher o currículo.
O endereço é: http://freire.,ec.gov.br/.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
Por que precisamos usar a tecnologia na escola
A inovação e o uso de novas tecnologias devem começar desde cedo na escola, já que temos como objetivo formar pessoas preparadas para o mundo, e esse por sua vez está em constante evolução, precisamos de uma escola que acompanhe essas mudanças e que forme pessoas nestes moldes.
Mas não devemos pensar nas novas tecnologias como algo que deve ser transmitido para os alunos de forma que eles apenas as conheçam, devemos ir um pouco alem. Precisamos antes de tudo enxergar que os recursos tecnológicos facilitam a nossa vida e o nosso trabalho.
Algumas práticas que usamos na escola quando éramos alunos, podem ate ser usadas, mas devemos dar preferência às novidades e facilidades dos tempos modernos. Provas escritas à mão, cartazes para apresentação de trabalhos, recadinho para professores impressos pela direção, trabalhos impressos para entregar para o professor levar para casa, etc., são coisas do passado, e devem apenas ser lembrados.
O uso do computador deve fazer parte do nosso dia a dia de forma normal e cada vez mais transformar se em algo essencial para uma melhor qualidade de vida.
Só assim poderemos, chegar à escola e proporcionar aos estudantes uma aula para pessoas do século XXI. Pois muitas vezes o aluno está muito a frente do professor, mas nos não percebemos ou não queremos perceber o que está na hora de mudar a escola e as nossas aulas.
Já vi nesse curso professores falando que uma pesquisa da internet não tem o mesmo valor de uma pesquisa feita em livros, pois o aluno apenas copia e cola o assunto, será que essa pessoa já parou para pensar em uma outra forma de avaliação para esse tipo de trabalho.
Com novos recursos tecnológicos teremos benefícios, mas também surgiram alguns novos problemas, e a nossa preparação e fundamental para superá-los.
Assinar:
Postagens (Atom)