A inovação e o uso de novas tecnologias devem começar desde cedo na escola, já que temos como objetivo formar pessoas preparadas para o mundo, e esse por sua vez está em constante evolução, precisamos de uma escola que acompanhe essas mudanças e que forme pessoas nestes moldes.
Mas não devemos pensar nas novas tecnologias como algo que deve ser transmitido para os alunos de forma que eles apenas as conheçam, devemos ir um pouco alem. Precisamos antes de tudo enxergar que os recursos tecnológicos facilitam a nossa vida e o nosso trabalho.
Algumas práticas que usamos na escola quando éramos alunos, podem ate ser usadas, mas devemos dar preferência às novidades e facilidades dos tempos modernos. Provas escritas à mão, cartazes para apresentação de trabalhos, recadinho para professores impressos pela direção, trabalhos impressos para entregar para o professor levar para casa, etc., são coisas do passado, e devem apenas ser lembrados.
O uso do computador deve fazer parte do nosso dia a dia de forma normal e cada vez mais transformar se em algo essencial para uma melhor qualidade de vida.
Só assim poderemos, chegar à escola e proporcionar aos estudantes uma aula para pessoas do século XXI. Pois muitas vezes o aluno está muito a frente do professor, mas nos não percebemos ou não queremos perceber o que está na hora de mudar a escola e as nossas aulas.
Já vi nesse curso professores falando que uma pesquisa da internet não tem o mesmo valor de uma pesquisa feita em livros, pois o aluno apenas copia e cola o assunto, será que essa pessoa já parou para pensar em uma outra forma de avaliação para esse tipo de trabalho.
Com novos recursos tecnológicos teremos benefícios, mas também surgiram alguns novos problemas, e a nossa preparação e fundamental para superá-los.